Wednesday, February 04, 2009

ACS skills assessment chegou

Segunda feira dia 02/02/2009 andou mais um capítulo na grande novela chamada Permanent Resident Visa, chegou o skills assessment da ACS (Australian Computer Society). Boa parte das certidões que obtive de empregadores eles acharam que não estava detalhado suficiente, mas deram que possuo os 4 anos de experiência e colocaram como "Computing professionals (not elsewhere classified)" a minha profissão.

Como não sei onde e como vou estar em 15 meses, e ainda tenho o PhD na UTS em 'leave of absence' e como permanent resident não é difícil obter uma bolsa/stipendio do governo australiano.

O tempo do PR é cerca de 15 meses para quem faz off-shore (fora da Australia) de um país de alto risco (adivinha qual a catiguria do Brazil!), mas saiu uma legislação no final do ano passado definindo uma Critical Skills List cuja idéia é que as pessoas nesta critical skills list sejam processadas mais rapidamente. Como a legislação está valendo a partir de 01/jan/2009, ainda é cedo para se saber SE e QUANTO isso vai acelerar o PR visa no meu caso.

Já mandei dois emails para o centro de processamento de visas de Adelaide, perguntando se posso usar o exame médico que fiz para o visto de estudante (que por dúvida das vias fiz todos os exames de sangue, urina, etc, que poderiam vir a pedir, que são os mesmos para o permanent resident e são válidos até 31/05/2009. Agora as dúvidas:
  • Posso usar estes exames ou tenho que fazer outros, mesmo estando na validade? Em um dos emails fala que tem ser o exame específico para o tipo de visto
  • Se eu posso usar, qual data é válida, a data que eu submeti a aplicação (02/02/2009) ou a data em que for atribuido um case officer e então solicitado o exame (sabe-se lá quando?)
  • Se eu posso usar, como fazer para recuperarem o exame enviado para o visa inicial?

Numa das respostas me encaminharam para uma empresa de saúde, mas na resposta deles informa que eles só possuem as informações dos exames conduzidos na Austrália e que preciso contatar outra empresa se meu exame foi offshore. E eu respondi candidamente perguntando o contato desta outra empresa... Vamos ver ... já tá no email de lá para cá tem uns 3 dias. Burocracia eh burocracia em qualquer lugar do planeta.

A minha busca de emprego aqui em Belo Horizonte anda bem parada, tenho acompanhado e submetido algumas vagas do CEVIU e estou com interesse em duas vagas anunciadas pela IBM que são bem minha cara, e estou tentando pegar todo mundo que tenha algum contato na IBM ou seja de lá para meu CV cair na mão do responsável pela vaga. Até o momento estou participando de uma seleção para uma vaga em uma empresa menor aqui de BH, mas o salário é muito ruim, tanto que a própria pessoa está com medo de que eu vá sair em breve (bem, se não quiser que saia sobe o salário né, que eu que posso fazer?) Hoje me retornaram falando que gostaram do meu psicotécnico (eu nem faria psicotécnico se aparecesse um especialista em MPS.BR, CMMi, na minha porta e topasse o valor que eles tão oferecendo)...

No comments: