Saturday, January 17, 2009

Acertando as coisas por cá

Ainda estou sofrendo do jet lag (indo dormir 21 hs, acordando as 03 hs) mas acho que vou readaptar bem mais rapido do que quando fui para Sydney e demorou 2 semanas para o meu relógio entrar no horário certo.

E ainda tive enjoos esses dias (juro que enjoo tem a ver com jet lag), mas hoje não teve ainda e nem ontem mais para o final do dia.

Fui acertar minha situação no cartório eleitoral, já que não votei na eleição de prefeito e vereador. O TRE-MG colocou as informações que dentro de 30 dias da chegada ao Brasil devo ir no cartório onde sou registrado, levar o passaporte e os tickets de passagem (que quase joguei fora quando cheguei, eram da Aerolixos Argentinos, então queria distância deles). Foi bem simples e recebi uma certidão de que estou em dia com as prestações do carnê do Baú da Felicidade (opa, quer dizer, com as obrigações eleitorais) e o cartório não tinha ninguém, o último dia de justificativa para as eleições foi dia 05/01.

Já me inscrevi para dois concursos ANTAQ e ANATEL , vagas para Brasília eh claro, e vou também ver emprego aqui em BH e comprar apostilas das matérias específicas desses concursos. E vamos ver quais os próximos que abrem.

Comecei também a investigar as vagas aqui em Belo Horizonte, mas como desde 2003 não trabalho aqui e desde 2003 também não trabalho para iniciativa privada, estou bem por fora, e acho que obter uma posição em Gerenciamento de Projetos ou Melhoria de Processos de Software eh bem mais difícil do que obter um entry level de programador Java ou coisa assim por aqui. Mas vamos tentando. O que me assustou foi entrar nos sites de vagas (Catho, Ceviu, vagas ) e ver as vagas disponíveis, do tipo TODAS as vagas disponíveis para BH é mais ou menos o mesmo número de vagas que é publicado por DIA em Sydney, para minhas áreas de atividade. Aliás, kudos para o Adriano Dalcin pelo Ceviu, está topo de linha.

Foi divertido andar de metrô de novo (os trens de Sydney cobrem uma área muito maior) mas eh menos charmoso que o metrô aqui, e adoro o cartão do BHBUS , comprei um que recarrega com créditos na estação do metrô, e eh bem mais bacana que o papelzinho do Travel Ten que eh descartável e não tem foto bonita como o do BHBUS. É tão estranho algumas coisas serem tão avançadas aqui (o sistema de tarifação de BH que você pega duas ou mais conduções (onibus de bairro + metro ou linha alimentadora + outro onibus de bairro) e paga uma tarifa só para o destino eu acho tão socialmente justa, porque desonera exatamente quem tem que usar muito o transporte público, que costuma ser as pessoas mais pobres) . Se bem que tem o contra-ponto que para a Australia, você pode ser cleaner (faxineiro) que o seu salário vai dar para pagar todos os travel ten ou Travel Pass que você precisa, porque as diferenças salariais em relação à profissão são bem menores que no Brasil.

Outro susto foi ativar uma linha de telefone, eu estava usando o pre paid cap de 29 dolares por mês da Three. Eu gostava porque podia usar tanto em minutos (cerca de 40 centavos por minuto de ligação, considerando tempo médio de 2 minutos por ligação), 0,5 centavos por SMS e 19 centavos por Mbyte de dados, podendo ser qualquer combinação de uso (Minutos + SMS + Dados) e mais 180 minutos de ligação por mês para telefones da mesma operadora.

Fui fazer um plano controle aqui (o mais próximo que seria de um pre paid cap) e por R$35 não dá para usar nem 2 mbytes de dados aparentemente, no site da TIM fala que é R$5.99 por Mbyte, mas não cheguei a baixar 2 Mbytes e acabou o credito, parece que estão cobrando a valor de pre-pago do Plano Controle/Conta Fixa, embora na lista de planos o Controle/conta fixa é listado como pós pago. De qualquer forma cobrar R$15.73 por Mbyte no pre-pago é abusivo! Damm it! E nem pegou a 3G, entrou EDGE mesmo eles alardeando no site inteiro que a operadora usa 3G.

Escrevi para a TIM falando que a informação no site está ou errada ou a minha tarifação está sendo errada, mas não estou com a menor vontade de ligar para o Call Centre, mesmo com as tais novas regras de Call Centre para o Brasil.

No comments: