Thursday, May 21, 2009

Bern

Esse post vai ser dos maiores da viagem. Berna foi a cidade que achei mais legal das que visitei, que até pedi umas publicações do tourism switzerland para levar. Aliás quem quiser visitar aqui eu recomendo o site do MySwitzerland e não deixa de pedir as brochuras, só clicar no search em brochure que vai aparecer a primeira linha a página de pedir brochuras. Mandam até para o Brasil e chega bem rapidinho. E são bons os informativos, geralmente os mesmos mapas e guias que dão no tourist information de cada cidade. Como em Bern o rapaz que me atendeu no tourist information foi bem seco eu vi depois que tinha um livro mais detalhado sobre Berna e encomendei. Chegou ontem aqui em Castione.

Fui para Berna via Zurich HB (Estação central). Peguei o trem das 08:36 mas ele ficou 27 minutos atrasado. Quase chegando em Arth-Goldau o condutor falou algo sobre Arth-Goldau, Berna e algo assim, só não entendi direito do que se tratava. Na realidade ele estava falando que devido ao atraso do trem, quem fosse para Berna deveria saltar em Arth-Goldau e trocar para o trem para Berna, pois sairia mais rápido que pegar o trem de Zürich devido ao atraso. Mas não compreendi nem o italiano direito, nem o alemão, e fui até Zürich.

A estação de Zürich é imensa, gelada e assustadora. Tem trocentas plataformas de embarque, e não é por baixo que passa, tem que ir até o início das plataformas e ir trocar, em um trem com muito vagão e conexão apertada (geralmente são 5 a 15 minutos a conexão) tem que dar uma corridinha para trocar de trem.

From 2009-05-15 Bern

Tá aí, Gleis (gate) 54 incluso!

From 2009-05-15 Bern


Bem, bem, bem, agora ver que plataforma parte o próximo trem para Berna... Oops... tem poucos trens saindo né?

Finalmente achei , plataforma 17 e lá vou eu.
From 2009-05-15 Bern


Em Berna a estação de trem é imensa, tem 3 ou 4 níveis, lojas, estação de ônibus junto, e tem aqueles mapinhas "Você está aqui", eu procurei em um o Tourist Information, segundo o mapa ele estava bem na minha frente e eu sem entender. Só que a entrada era pelo outro lado, tinha que seguir um corredor e aí virar. Eu estava "nos fundos" do tourist information, mas na placa não tem onde tá a portinha...
From 2009-05-15 Bern


Depois de achar a entrada fui atendido muito a seco pelo funcionário, que me deu um mapinha, marcou "Siga daqui para cá e pronto". Era daqueles que já tinha a caminhada sugerida e lá fui eu.

Assim que saí da estação estava frio e chovendo e eu já meio mal humorado por ter perdido a conexão em Arth-Goldau, mas lá fui eu.
From 2009-05-15 Bern


A primeira coisa no tour era uma igreja, entrei e estava iniciando um concerto de órgão. Fiquei maravilhado e o mau humor foi-se todo embora.

From 2009-05-15 Bern




Aperte o botão de play e entenda porque eu fiquei de bom humor daí para adiante.

Em frente a estação central de trens tem também uma cobertura em vidro que os bondes, trolebus e ônibus usam como estação central. É bem diferente, e considerando a arquitetura medieval da cidade é desconcertante, mas ficou bom o efeito.

From 2009-05-15 Bern


Eu adorei os bondes e trolebus em Berna. Aliás, pq a gente tira essas coisas nas cidades brasileiras? Mania de carro, de derrubar tudo que não é espaço para carro, adoro bonde, trem, e acho muito melhor que carro, ônibus e avião.

From 2009-05-15 Bern


E todo ponto de ônibus, trolebus, bonde tem um painel indicando quais são os próximos a passar e em quantos minutos. Tem isso em várias cidades, vi também em Biel/Bienne.

From 2009-05-15 Bern



Na cidade velha é cheio de fontes, sâo todas coloridas e com temas ou de lendas ou de passagens bíblicas ou de fatos históricos da cidade.

From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


Essa aqui é a Torre da Prisão, que realmente já abrigou uma prisão.

From 2009-05-15 Bern


Parece que chove muito na cidade, as ruas no centro histórico são todas com um passeio como arcadas, e as pessoas ficam abrigadas do sol e da chuva andando pela passagem.

From 2009-05-15 Bern


Achei bem curioso os pórões também serem utilizados para lojas.

From 2009-05-15 Bern


Mais fontes e tem a Torre do Relógio.

From 2009-05-15 Bern


A prefeitura da cidade também é bonita.

From 2009-05-15 Bern


Gostei muito dessa fonte que tirei em uma rua que era em ladeira. Dá para ver bem o estilo da arquitetura.
From 2009-05-15 Bern


A cidade foi construída em um ponto onde o Rio Aare faz uma curva, então as casas ficam praticamente dentro do rio em alguns pontos.

From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


Atravessando a ponte Nydeggbrücke e subindoooooo uma ladeira tem o jardim das rosas, mas tem outras flores que não rosas. Como é primavera tinha bastante flor.
From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


E são flores elegantes, do tipo que fazem pose para a foto.

From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


O símbolo de Berna é um urso, tem uma história sobre isso que não li direito ainda mas tem numa das brochuras que me mandaram. Então em todo canto tem um urso, uma bandeira de urso (que é a bandeira do cantão ou da cidade, não sei bem) e tinha um poço com ursos, mas no momento o último urso "original" morreu e eles estão reformando o local para fazer um parque e os ursos estão morando no zoo atualmente.
\
From 2009-05-15 Bern


Atravessando a Nydeggbrücke de volta tem uma igreja chamada Nydeggkirche (dann) e é bem bonitinha.

From 2009-05-15 Bern


Gostei da porta em ferro todo trabalhado.

From 2009-05-15 Bern


O ponto alto (literalmente) da visita é a Catedral de Berna.

From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


Berna, e não Zürich, é a capital da Suiça. Então em Berna fica o parlamento suiço, que é sede do governo. Tem visita dentro do parlamento, mas estava sem vaga quando eu cheguei lá até o resto do dia.

From 2009-05-15 Bern


From 2009-05-15 Bern


De Berna eu fui para Biel/Bienne, que é uma cidadezinha que fala tanto alemão quanto francês, mas vai ter um post para ela só tb.

1 comment:

Fabricio & Jacqueline said...

Estou pensando em passar cerca de 6h em Bern. O que dá pra conhecer? Tem guarda-volume para mala grande na estação central? Obrigado! Fabricio