Monday, August 25, 2008

First Day at UTS

Ontem foi o primeiro dia na UTS. O Ian (o que estou ficando na casa dele como flatmate) foi super atencioso, me levou de manhã para resolver coisas de banco, que embora eu já tivesse aberto uma conta a partir do Brasil eu tive que ir à uma agência, apresentar meu passaporte, assinar alguns documentos que em alguns dias eles me mandarão o meu cartão de débito do banco. Ele também me levou até uma loja de telefone e adquiri um chip pre-pago. Agora tenho um número australiano.

Depois disso fomos para a UTS. É um prédio imenso no centro da cidade o principal, e existem vários outros com diversas faculdades. Não tem bem um campus e sim um conjunto de prédios próximos . O prédio onde é a faculdade de IT é bem diferente, eu vou ver se tiro hoje umas fotos e posto, porque é muito bacana, muito vidro com madeira, e passarelas, uma coisa bastante interessante.

Fiquei muito feliz em conhecer o Dr McBride, ele é tão simpático em pessoa quanto neste mais de 1 ano que eu tenho conversado com ele via e-mail. Sem contar que foi um anjo para mim desde sempre, me orientando em tudo e me dando sempre a maior força, até com a parte do sponsorship para o tuition.

Quando chegamos na UTS ele mostrou um pouco o prédio principal, então fomos para o prédio 10, que é o IT e ele mostrou onde seria a sala onde eu ficaria e o office dele. Também me acompanhou para ir acabar de fazer o enrolment , preencher uma ficha no "graduate school", algo como a secretaria do departamento. Foi a maior confusão para tentar determinar em qual classificação se encaixaria a minha pós-graduação Latu Sensu pela UFLA. Acabamos colocando em Other Qualifications.

Depois disso ele chamou o rapaz que cuida da parte de suporte, para me fornecer um login e senha da rede, e um e-mail especial da escola de TI. Craig o rapaz. Muito gentil. Também recebi uma chave da sala onde ficarei e em alguns dias eu devo ter o código para abrir as portas dos departamentos. No meio tempo ou eu ligo para a sala de McBride ou eu pego carona com alguém.

Então fui ao student centre fazer a minha carteira de aluno. Deu a maior confusão porque meu nome é Ranerio Francisco DE Mello Vieira, e no passaporte estava RANERIO FRANCISCO MELLO VIEIRA. Isso deve dar bastante confusão na hora de reconhecer os diplomas, etc. A moça falou que eu deveria procurar o consulado brasileiro para anexarem uma página informando que EU sou EU com ou sem o DE. Vamos ver se faço isso daqui a um tempo.

Na volta eu fiz a primeira bobagem, peguei o onibus certo e pedi para o motorista me avisar quando estivesse perto, porém tem uma bifurcação que dá para chegar onde estou, ele acabou me deixando no mais longe, por causa da bifurcação.

O jet lag tá diminuindo, deu umas 8 horas da noite hoje e eu fiquei morrendo de sono. O Ian falou que eu teria que vestir um agasalho e sair para caminhar, mas quem disse que o morto vivo zumbi dormindo aqui deu conta. Fui deitar e acordei lá pelas 11 hs, tomei 20 gotinhas de rivotril e logo a seguir voltei a dormir.

Acordei tipo 6 horas da manhã hoje, fui ler as mensagens de e-mail que tinha a responder e pedi também o Tax File Number, que é tipo o nosso CPF, que a gente precisa dele para trabalhar, e o quanto antes vier melhor, porque sem ele o desconto de imposto é 50% do pagamento.

Agora preciso de ajeitar um Red Weekly Ticket, que é como se fosse o cartão BHBUS daqui, dá um desconto e acho que tem desconto para estudante também.

O meu sentimento é que as coisas estão indo até agora melhor do que eu esperava. Ainda estou ansioso para resolver o lance do part time job e ver se vou dar conta das matérias e da pesquisa, mas estou bem mais tranquilo que antes de viajar.

3 comments:

SaintCahier said...

Tudo vai dar certo, fófs... assim que fechar as contas, depois é só estudar igual um cão danado.

Anonymous said...

Ei, Ranério, o que é Tuition?
Explique as siglas que está usando..
Atá mais.

Ranerio said...

Tuition é como se fosse a mensalidade, ou semestralidade (aqui é cobrada como que anualmente).