Tuesday, August 26, 2008

Primeiro dia de aula

Hoje de manhã eu me enrolei todo aqui para comprar o "Weekly ticket". O sistema de ônibus aqui é muito bom, mas a tarifação é mais complexa, tem algo tipo o que tem no metrô de Londres, com diversas zonas e cores. Eventually I managed to figure out which one I needed. Atravessando a rua exsite um TAFE (Technical and Further Education), que eu imagino ser algo tipo os nossos CEFETs ou pós médios e comprei o weekly ticket nele. É parecido com o cartão BHBUS. Inseri em um aparelho no ônibus, ele desconta a tarifa e devolve o cartão. Não é recarregável, mas tem um desconto em relação à tarifa normal.

Eu ontem prometi que ia tirar fotos da UTS, então levei a máquina fotográfica na bagagem, o problema foi que não tive tempo nenhum para fazer as fotos. McBride trouxe a ementa de 2 matérias para eu ler. Aqui funciona assim, um aluno de doutorado ou master by research não precisa fazer as 15.500 créditos em matéria como "Arquitetura de Computadores" , "Algoritmos" etc. São apenas 2 matérias, uma de Research Methods e outra de IT Research Preparation. Achei muito bom o approach, pq tira-se aquela questão de se ensinar só técnica e deixar de lado como o estudante deve fazer a tese, como se fosse aparecer magicamente como ele deve escrever propostas, experimentos e essas coisas. Achei a aula bastante profunda e dá aquele frio na barriga se vou dar conta.

Durante o dia passei brigando para configurar tanto a rede wireless quanto a parte de impressão nas impressoras do depto, ganho um access denied quando conecto com as impressoras.

A primeira aula que tive hoje foi a de IT Research Methods, com o guest lecturer o meu próprio orientador, o McBride. Foi de 18:00 as 21:00, bastante tarde e eu com o jet lag teve ainda horas que custei a me manter acordado, mas o nível da aula é altíssimo.

Falar em nível altíssimo, o nível da faculdade é fantástico. Me deram uma mesa com um PC, gavetas, espaço. Existem codificação para entrar nas salas, o suporte técnico é fantástico. Em cada building tem uma área que é o student centre, que é como se fosse as secretarias das nossas uni, onde você pode perguntar coisas sobre seu curso que te ajudam. No 'lecture room" , sala de aula, onde foi a aula esta noite, cadeiras tipo as de cinema, em vários níveis e daquelas que vc desce o assento para sentar em cima, na frente um conjunto muito bom para o professor com um PC, uma tela de projeção controlada com um controle na parede , tudo muito fino e bem projetado. Vê-se que o $$ é retornado. Estou doido para tirar as fotos e mostrar tudo isso.

Uma coisa que tem demais aqui é asiático, tanto alunos da Uni quanto gente pela rua, é algo bem estranho ver tantos prédios em estilo inglês e as pessoas serem asiáticas. Tem muito chines, malaio, um bom número de indianos. Alguns indianos inclusive passariam por brasileiros facil.

Antes da aula, Dr McBride me levou para lanchar e mostrou os arredores da UTS, Chinatown fica bem do lado, e eu com essa minha mania por comidas exóticas já tou me preparando para comer comida tailandesa amanhã.

Ainda durante o dia de hoje eu recebi outra oferta de moradia, em um local mais perto da universidade e mais barato. Marquei de ir cedo amanhã conhecer. O rapaz é muito simpático.

Uma diferença grande que vejo em relação à Inglaterra e aqui é que as pessoas são muito mais friendly. O meu orientador faz muito mais do que um possível orientador no Brasil faria, e mesmo o meu landlord de onde estou agora é very helpful e tem me ajudado demais.

2 comments:

Anonymous said...

Landlord?
Estou adorando tudo que vc escreveu, e feliz por saber o qto está sendo bem recebido.

Ranerio said...

Landlord é a o "senhorio", o que é o dono da casa onde estou morando.