Thursday, September 11, 2008

Australiano no consulado brasileiro? IELTS vs TOEFL

Ontem eu fui me "matricular" no consulado brasileiro aqui em Sydney, acho que é melhor por questão de depois provar para parte de impostos, votação e qualquer outra coisa mais que possam vir querer me "punir por omissão" no Brasil.

É na City, que é CBD (Central Business District) 31 Market Street.


View Larger Map

Bem, cheguei lá e veio um loiro, do olho verde, branco até ser meio avermelhado me atender e eu pensei "Bem, esse aí é staff, deve ser australiano, e com essa cara"... Ele chegou e eu falei "Queria fazer minha matrícula!", e ele veio com as questões mais ou menos assim:
_ Você é Brasileiro?
_ Sim
_ Você está com seu passaporte?
_ Sim, estou.
_ Você pode falar Português?
_ Posso sim!
_ ENTÃO FALA!

O galego era brasileiro, daaannnn! E eu falei "mas vc tem cara de australiano" e ele "acontece o tempo todo"....

Ontem também fiz a inscrição para fazer o IELTS, o general training, que é normalmente o que se pede para o Immigration. Bem, o negócio é bem concorrido, aliás, acho que deve ser uma mina de ouro para a Universidade, olha como fica cheio.

Vi que a próxima data de teste disponível pelo site é 20/22 de novembro e preenchi a ficha e cheguei na UTS:International para fazer a inscrição e candidamente perguntei se não teria uma data mais cedo, a moça pegou a fichinha já dos cancelamentos e falou "Sim, tem dia 27 de setembro agora". "Oba, é agora, me coloca nesse" e ela ainda avisou "Você não pode cancelar nem remarcar, ok? certeza?". Claroooooo! 2 meses antes, é pra já.

Já que vou fazer o IELTS é bom saber do que se trata, e fui procurar resources online sobre o IELTS e encontrei esse comparativo do IELTS com o TOEFL. Gostei do que vi, porque fiquei com 107 no TOEFL iBT que deve mapear para um 7 ou por aí no IELTS. Assim, ganho 25 pontos no points based test da imigração, que é o máximo, inclusive, não tem pontuação a mais para acima de 7, como 8 ou 9.

Bem, agora é acordar cedo dia 27 para vir aqui fazer o teste, começa 8:30 da madrugada, espero que esteja quentinho, esses dias para trás e hoje estão bem ensolarados e deve ter temperatura máxima de 24 graus essa semana ainda.

Fora isso, andei tirando umas fotos quando estava indo para o ponto de ônibus pela manhã. São tão inglesas as casinhas, e o dia estava ensolarado, que parei para tirar umas fotos no caminho. A região é Inner West e o suburbio Enmore.

From InnerWest


From InnerWest


From InnerWest


From InnerWest

No comments: