Thursday, September 11, 2008

Offshore, onshore, e algo no meio para o PR VISA

Vocês lembram de eu ter comentado que havia encontrado a informação que o prazo médio para um visto 175 (offshore permanent resident visa) era de cerca de 6 meses, mas tinha a observação que o applicant poderia fazer a aplicação a partir da Austrália, mas teria que estar fora no momento da concessão? Fiquei confuso com essa história, será que eu teria que voltar ao Brasil? Ou bastaria botar o pé na Nova Zelândia e voltar?

Mandei a dúvida através do formulário de contato no site da imigração e demoraram mais a responder do que da primeira vez que mandei as dúvidas mais gerais. E a resposta veio hoje, falando para eu ligar para o número do DIAC aqui na Austrália. Achei esquisito, mas liguei, demorou um bocado (mas nada comparado ao serviço da Telemar ou da NET aí no Brasil) para o atendente pegar a ligação e parar as mensagens instrutivas, algo do tipo, que o centro recebe 1400 aplicações para visto por dia, 400 aplicações para PR por dia e coisa assim.

Perguntei sobre esse lodgment onshore / grant offshore e o atendente falou que eu teria que ir para um país no qual eu pudesse entrar com meu passaporte brasileiro (de preferência sem precisar de visto, é claro) e que tivesse um consulado ou embaixada da Austrália, que eles carimbariam o visto no meu passaporte. Bem, menos mal, significa que posso ir até a Nova Zelândia (é mais perto do que ir para outras partes dentro da Australia) e não requisita visto para brasileiro, e ainda deve render algum turismo.

Como já tinha esperado um bocado aproveitei a ligação para "cantar" sobre o TOEFL, se ele tinha alguma validade, já que foi aceito para o meu PhD e a nota que eu tirei foi tipo um 7.5 no IELTS, e o atendente fez o "Nop" curtinho , característico de convicção e explicou que o IELTS era standardizado, que eu faria o mesmo seja aqui seja no UK seja no Brasil, e eu repliquei que o TOEFL tb era standardizado, e perguntei se a questão era porque o TOEFL era inglês americano e o atendente "Eu não posso comentar sobre essa questão". Hahahaha :) So IELTS it is! Tá agendado e tudo, e vamos nós. Vai ser preguiçoso de fazer o IELTS e agora pago duas vezes, 1 TOEFL 1 IELTS.

No comments: