Tuesday, September 09, 2008

UTS Research Student Induction

Eu ainda não havia comentado aqui muito sobre a UTS. Bem, para ser sincero eu estou fascinado com o nível de instalações, de eficiência e eficácia, e de recursos disponíveis.

Existe a UTS:International que é como se fosse a secretaria da Universidade, mas que só cuida de questões dos estudantes internacionais. Tem uma sala grande no Tower Building e uma equipe que é bastante eficiente, embora tendam mais para o lado burocrático da questão.

Existe a University Graduate School que cuida de todas as Faculties e providencia workshops, recursos de bolsas, para a parte de pós-graduação por pesquisa. Eles fazem uma parte muito forte de desenvolver as habilidades de pesquisa dos estudantes de Degrees by research. Hoje teve esse seminário (workshop) muito bacana . O programa foi:

FACULTY OF ENGINEERING AND INFORMATION TECHNOLOGY
Research Student Induction
Conference Room CB02.07.065 (Building 2, Level 7)

TUESDAY 9 September 2008
PROGRAM

10:00am-10:15am INTRODUCTION
Prof. Hung Nguyen, Associate Dean, Research


10:15am-10:30am WHAT DOES IT MEAN TO BE A RESEARCH STUDENT?
Professor Gamini Dissanayake

10:30am-10:45am MANAGING RESEARCH CANDIDATURE – ROLES OF FACULTY &
UNIVERSITY GRADUATE SCHOOL
Prof. Mark Tennant, Dean, University Graduate School

10:45am-11:00am MY EXPERIENCE AT UTS AS A RESEARCH STUDENT



TBA (International) and Paul Bogg (Local) PhD candidates

11:00am-11:15am STUDENT INTRODUCTIONS

11:15am-11:45am Morning tea

11:45am-12:15pm DOCTORAL ASSESSMENT & THESIS WRITING
Prof Jie Lu (acting) Director of Research Programs

12:15pm-12:30pm USING THE RESEARCH COMPUTING FACILITIES
Dr Matt Gaston, Research Computing Support Consultant,
Phi Nguyen, Office Systems Manager and
Mr James Lucas, Senior IT Support Consultant

12:30pm-12:45pm QUESTION AND ANSWER SESSION

12:45pm-2:00pm Lunch (all research students and supervisors welcome)

2:00pm-3:00pm USING THE LIBRARY PRODUCTIVELY
Mrs Janet Chelliah, Faculty Librarian, Engineering and Mr Patrick Tooth,
Faculty Librarian, Information Technology




3:00pm-3:15pm RESEARCH METHODS



Mr Barry Jay, Associate Professor, School of Software

We would like to take this opportunity to thank all of you for your continued support of our research students.



WEDNESDAY WORKSHOP 10th SEPTEMBER Room CB02.07.065

Workshop:
INTELLECTUAL PROPERTY / COMMERCIALISATION
11.00am -12.00pm Leigh Angus

Achei fantástico, porque perdi os eventos no início do semestre (teoricamente eu deveria ter chegado aqui no final de Julho, 21 se não me engano). E havia outros estudantes tanto da faculdade de TI quando de Engenharia. Claro que tinha muitos asiáticos: chineses, vietnamitas, mais chineses, indonesia, acho eu, mais chineses e um Iraniano (ele se chama de persa) e uma turca e eu de sul americano perdido lá no meio da chinaiada. Primeiro falemos do CB02.07.065, que é o código que identifica a sala CB - City Campus , Building 2, Level 7, room 065. É no bloco baixo que tem do lado do Tower Building. Eu não tinha ido lá antes mas veja como é bacana o prédio, tem um "pé-direito" de 3 ou 4 andares no hall principal, dá para ver aqui.
From UTS - Tower Building & Building 2

As luminárias também são muito legais. Está vendo no canto superior esquerdo da foto uma parte iluminada no 3 andar (na realidade é o level 7, porque aqui começa a numerar a partir do 1 qq que seja o nível) neste prédio o nível da rua é o Level 3 ou 4. Este evento foi no Level 7 deste Building 2. Uma "conference room" muito ajeitada. Aliás, as salas merecem um detalhamento.

Esta aqui é o "Lecture theatre" que tivemos a aula de ITRM (IT Research Methods) hoje.
From UTS - Tower Building & Building 2


From UTS - Tower Building & Building 2


From UTS - Tower Building & Building 2

Aqui dá para ver que as salas são especialmente preparadas, tem esse "kit" que é um controle com um software especial que controla o projetor, o microfone, o PC , o som, e tem na parede este painel de controle com um LCD que ativa e desativa coisas como descer a tela de projeção do canhão.
From UTS - Tower Building & Building 2


From UTS - Tower Building & Building 2


Também tirei umas outras do Building 10 que é onde fica a faculdade de TI, nelas dá para ver umas coisas que acho bem legais:
From UTS - Tower Building & Building 2

Isso aqui não é uma sala, é o corredor, tem estes espaços para os estudantes ligarem seus pcs, com tomadas, com pontos de rede em cima da mesa e eles ficam estudando nestes locais, espalhados pelo prédio.

From UTS - Tower Building & Building 2

Aqui tem vários sofás e mesas, com quadros brancos para os alunos chegarem e usarem, novamente é na parte toda aberta da faculdade, os alunos chegam e ficam estudando ou lendo, ou as vezes só esparramados no sofá.

From UTS - Tower Building & Building 2


Este sofá preto com o carpete vermelho é onde estava o "falso brasileiro", cochilando o dia que "suspeitei" dele.

Esta aqui é a parede que cobre o lado de fora da sala onde eu fico, é um vidro todo colorido.
From UTS - Tower Building & Building 2


Essa aqui em gosto muito, no Level 3 (que é o 2 andar a partir da rua) tem esse 'mezanino' com essa sala de estar para as pessoas sentarem e poderem ver pela parede de vidro para o lado de fora ou então uma visão panorâmica do building 10.
From UTS - Tower Building & Building 2


Hoje eu tirei fotos do Tower Building por dentro, que é o prédio principal.
From UTS - Tower Building & Building 2

Estas partes preto e branco são sofás, no hall do tower building. Este hall tem tipo um pé direito bem alto (2 ou 3 andares) e tem efeitos muito bacanas da arquitetura do prédio.
From UTS - Tower Building & Building 2

Aqui dá para ver o Level 2 que é o que estão os sofás vermelhos,e tem o UTS:International, o Student Union.

From UTS - Tower Building & Building 2

Aqui é quando a pessoa entra no Tower Building vê essa série de sofás coloridos, onde os alunos ficam sentados, conversando ou estudando.A parede de vidro é a frente do prédio.

Aqui é uma vista do Level 2 a partir do Level 3 e o 4 aparecendo no alto
From UTS - Tower Building & Building 2


Aliás, as escadas estão bonitas, estão cheias de luzes no canto, dá um efeito muito bonito:
From UTS - Tower Building & Building 2


Por todo o hall há diversões projetores e monitores LCD de tipo umas 40 polegadas que projetam ou slides com informações úteis (tais como eventos da universidade, como usar o acesso wireless, etc) ou passam evento relevantes. Hoje estava passando a cobertura das paraolimpíadas, parece.
From UTS - Tower Building & Building 2


Este prédio era sede do jornal mais importante de Sydney (e provavelmente da Austrália) antes de ser da UTS, então uma coisa que é imensa são os elevadores. Olha o tamanho do elevador e são uns 6 deles.
From UTS - Tower Building & Building 2

From UTS - Tower Building & Building 2


Esta parte no térreo é chamada de Great Hall, e aliás, a sinalização de tudo é muito boa, tem em todo canto mapas da uni e indicações das salas, faculdades, etc
From UTS - Tower Building & Building 2

From UTS - Tower Building & Building 2


Retomando sobre o Research Student Induction que teve hoje, é fantástico a qualidade dos recursos que temos. A biblioteca tem subscrição de praticamente todos os "databases" de periódicos para obter artigos, texto completo em PDF, fornece o software Endnote para todos os estudantes. E o nosso "bibliotecário", que é especialmente assinalado para IT & Engineering, é um PhD, e que deu uma palestra no workshop de hoje sobre como obtermos informações para pesquisa, databases de periódicos mais relevantes para nossa área, como usar a busca que busca em todos os periódicos que a Uni assina. Fantástico!

Hoje teve também a parte de Computing Resources, todo aluno de PhD recebe um PC além dos milhares de PC que tem espalhados em laboratórios pela uni e qualquer estudante pode usar, tem descontos especiais com os fabricantes de PC e Mac, tem uma listagem imensa de software que pode ser instalado, fornecem "máquinas virtuais" para usar como servidores de desenvolvimento "On Demand Virtual Lab". Fornecem acesso via VPN para se utilizar qualquer coisa que se precisar (aliás, não tem nenhuma restrição em utilizar tudo que já precisei, seja dentro da uni seja fora, via internet, até hoje não precisei de VPN, só no login e senha já resolveu tudo que precisei). E uma eficiência de atendimento que bate recordes de velocidade, no dia seguinte ao que cheguei já haviam preparado meu PC, fizeram o setup do meu notebook para acessar os drives de rede, rede wireless e etc. Fornecem também uma lista imensa de softwares de pesquisa que é só solicitar instalação. O EndNote mesmo que eu baixei pelo site da biblioteca ia me sair por uns 300 dólares se eu fosse comprá-lo.

Outra coisa que eu separei para comentar é a qualidade dos materais, coisas corriqueiras, como os marcadores de livro da biblioteca, as pastas e materiais. São tão bonitos que tive que bater as fotos para mostrar. Essa parte me lembrou muito a Petrobras, que tinha muita atenção e cuidado com este tipo de materiais.
From UTS - Tower Building & Building 2

A pasta em que veio o material do workshop de hoje.

From UTS - Tower Building & Building 2

Os materiais explicativos da biblioteca.

From UTS - Tower Building & Building 2

Mais materiais explicativos

Bem, acho que isso cobre para iniciar para dar idéia da Uni.

1 comment:

Anonymous said...

Maravilha, hein, amigo!