Monday, September 08, 2008

Domingo de sol, sabado de chuva, e a semana começou

Sábado fez um tempinho para lá de ruim, choveu a maior parte do dia e estava frio. Havia combinado com o Renato Longo de ir almoçar ou fazer algo e quando ele ligou eu falei "Nem que vou para a rua nesse frio e nessa chuva". Acabei só indo no final do dia no Merrickville Metro (tipo um mini-shopping do bairro, tem 2 supermercados, lojinhas, ATM, correio, food court) e olha que foi no final do dia... O Landlord perguntou quando eu saí da cama, lá pelas 3 da tarde "Que bom que vc levantou, já estava para mandar buscar um saco preto"(de defunto)

Domingo amanheceu um dia lindo, ensolarado, lavei minha roupa cedo e depois fui bater perna para tirar o "mofo" desde quarta que tava chovendo. Andei por Newtown que é o suburbio antes de onde estou morando e tem muita gente na rua, a rua principal é muito comercial. Todo mundo também resolveu sair para tirar o mofo...

View Larger Map

Hoje amanheceu um dia bonito e primeira coisa que fiz foi postar o benedito do pacote de documentos e o formulário da ACS. Deixei para sair um pouco mais tarde e pegar já aberto o Australia Post que tem junto de uma parada de ônibus que eu posso pegar o ônibus. Tem 2 pontos que eu posso ir, um mais perto que passa 1 ônibus só para a City (centro) e este outro, que é mais longe e tem uma subidinha, mas posso pegar 426, 428, 423 e a via é mais rápida. Neste que tem o correio. No correio foi engraçado que eu cheguei e perguntei por cola para colar uma identificação que tinha feito com o meu endereço o da ACS, e o senhor no guichê "Nós não temos cola, não usamos para nada". E eu lembrando dos potinhos de cola nos balcões no Brasil... Pacientemente escrevi os dois endereços no envelope e entreguei para o senhor no guichê. Ele perguntou se era simples e eu falei "não, registrado", ele respondeu "Então é melhor você comprar esse envelope, é mais barato". Era tipo um envelope de sedex, só que de papel, e já com os campos marcados e ele já todo pintado "Registered post". E eu "Tá bom, então fico com o envelope". E toda a paciência do mundo de novo para preencher de novo os dois endereços. Quando finalmente entreguei para o senhor no guichê haviam chegado 2 outros na agência e começaram a conversar em alguma língua que imaginei ser turco ou grego com o senhor do guichê. Em Newtown tem uma igreja ortodoxa grega, estava tendo missa quando passei em frente no domingo, acho que devem ser gregos... Mas como vou saber né?

Vim para a UTS, povo custou a chegar hoje, cheguei tipo 10 hs achando que ia estar cheio de gente por aqui e estava tudo bem vazio. A turma veio chegando depois, só o china novo que chegou semana passada que já estava do lado de fora, nas mesinhas que tem tipo umas mini-sala-de-estudos já lendo um livro. Preciso fotografar essas coisinhas aqui, são bem simpáticas.

Conversei com Sharifa e com o Jack (chinês) sobre o ACS e o IELTS (devo ter que fazer o IELTS de qq jeito mesmo) se vou fazer o application para o PR (Permanent Resident) visa. Baixei o formulário e vou levar depois na UTS: International que é lá que recolhem a taxa do IELTS e agendam o trem. Quando fui lá sexta estava cheio para danar a parte que cuida do IELTS, olha também como é concorrido. Acabei perdendo $$ fazendo o TOEFL, me deu preguiça de fazer o IELTS na época (ano passado) e o TOEFL era mais barato e com mais datas e era CB (computer based) então bem mais fácil do que ficar "desenhando" letra em teste. Como a previsão do ACS é demorar 10-12 semanas no Skills Assessment, não preciso correr tanto, mas de qualquer forma é bom ir marcando, porque é muita gente para fazer. Aqui em Sydney parece que são umas 4 universidades que oferecem o teste... O que a Sharifa comentou é que a tuition fee (anuidade) iria de tipo 18.000 para 6.000 por ano. Compensa muito se for concedido o PR, porque sendo PR o meu sponsorship dá para pagar fácil a anuidade e sobra o suficiente para eu me manter, só sendo estudante full time. No momento eu tou procurando um part time job, vamos ver o que sai. O PhD em si já um full time segundo diz o McBride, mas tem que dar um jeito de eu ter de onde pagar living expenses. Pelo que falam o processo todo do PR demora um ano... E para variar ainda estou em dúvida no processo de qual visa eu faço o application, pelo "Visa Wizard" do site dá um (subclasse 885) , mas pelo que eu entendo seria elegível para outro que não esse (subclasse 175), mas este outro é offshore, não sei se eu poderia pedir estando aqui. Mandei a questão para o DIAC e diz no mail automático que devem responder em 5 dias. Let's wait and see.

No comments: