Thursday, September 25, 2008

Constructs, Seminário: Negociacão, Reputação, Resolução de Conflitos e Etiqueta, mudança no research proposal, alfabeto NATO

Estou apanhando do exercício de ITRM, que consiste em elaborar uma pesquisa (survey) que pode ser um questionário, questões abertas, etc... para responder alguma questão de pesquisa (research question).

Estou fazendo uma que deve vir a ser interessante para a minha pesquisa, que é o conceito de "processo eficaz/efetivo", como é percebido pelos envolvidos (stakeholders) o que é um processo efetivo e como se mede a eficácia de um processo de forma genérica.

Bem, entalei na hora que chegou em "constructs" (construtos?). É um termo mais de psicologia e humanidades, de decompor as questões em componentes, de forma que os entrevistados tenham condições de responder essas perguntas. Pensei de um jeito, mas continuei meio entalado, aí fui no McBride e era tudo bem diferente do que eu estava pensando. Well, agora já andei um bocado, mas tomei mais de hora do tempo dele. Este trabalho (assignment) é para 21/outubro. Então ainda tenho que fazer muita coisa relativa a ele (digamos que eu esteja na fase de Planejamento do questionário, já passei da concepção e da iniciação).

Andei também fazendo uma série de alterações na minha research proposal (proposta de pesquisa) que tem que virar algo bem consistente até início de novembro (data da entrega da proposta) com direito a metodologia, como vai ser conduzida a pesquisa, revisão da literatura... Esse produto eu deveria estar entregando no final do 1o ano de doutorado, mas como peguei a ITRM (IT Research Methods) antes da ITRP (IT Research Preparation) vai ter que sair algo razoável. Há uma student conferecence dia 12-13 de novembro, e todos os estudantes da matéria apresentam oralmente e antes disso confeccionam e entregam posters da proposta de pesquisa. Pesado!

Ontem teve um seminário interessantíssimo, sobre Negociação, Reputação, Resolução de conflitos e Etiqueta. Hmm??! Como assim?! Etiqueta?! Popularidade?! Gerenciamento de pessoas?! Nada disso. O seminário foi sobre redes sociais (social networks), do tipo LiquidPub e mediadores (agentes automáticos, brokers de negociação)que buscam utilizar esses conceitos em aplicações de Web 2.0. O fantástico foi ver estes conceitos "vagos" traduzidos em fórmulas, matrizes, computáveis em uma rede social... Nem sabia que existia pesquisa nessa área e que as coisas já estavam tão avançadas. Quero ver quando Google (Orkut), Facebook e outros começarem a adotar esses conceitos/fórmulas. Muito interessante. O apresentador foi um espanhol Carles Sierra (Carles mesmo, não Carlos), um sotaque muito gostoso de ouvir (para dizer a verdade, morro de preguiça do sotaque australiano, ouvir eight falado como um tossidinho me mata).

Falando em sotaques, recomendo a todo mundo aprender o alfabeto radiotelefonico (alfa, bravo, charlie) (NATO fonetic alphabet), funciona para falar com banco, com gente que tem que vc soletrar o nome, e todo mundo conhece ele. Tenho um pregado aqui na baia e ajuda demais.



Outra coisa que estava vendo aqui é preço de PC. Como o dolar australiano vale cerca de 0.84 dolar americano, e o preço de um laptop bacana é na faixa de $1200 dólares, pode-se dizer que é mais barato que nos EUA. Só para experimentar montei o mesmo Inspiron 1525 (tou doido com um notebook mais leve do que o meu atual, fico o tempo inteiro sorry no onibus com o mochilão e é um baita peso para ficar carregando), e no site DELL.COM nos EUA sai USD 1159, e no site Australiano www.dell.com.au sai a AUD1380. Multiplicando pela cotação do dólar americano o Australiano sai por USD 1145, o que fica coladinho no valor cobrado nos EUA (mas o site da dell americana tem mais opções, baaahhh) . Tou pensando seriamente se fico com um PC menor. Isso é montando um PC com 3GB de RAM, 320 GB de HD, Bluetooth, placa de TV, acesso a rede de celular (tipo esses modens 3g da TIM e da Claro) e processador Core 2 Duo.

1 comment:

TatiLie said...

Aqui não se usa o alfabeto NATO, e sim um com o nome de cidades italianas (Ancona, Bologna, Cagliari...) que eu estou precisando aprender. Realmente é útil.