Thursday, September 18, 2008

Vista & Samba, workshop de Endnote e frio de novo, aula de ITRM com jantar.

Esses últimos dias não andei postando, mais por preguiça mesmo. Esfriou e eu volta e meio fico meio sonolento.

No início da semana começou a soprar um vento forte e constante, vindo do Oeste, diz o landlord que são os "ventos de agosto", mas que há de muito eles chegam atrasados e o pessoal já tem chamado de "ventos de setembro"... Os 30 graus de sábado viraram 15-20 essa semana.

Terça-feira teve a aula de ITRM, que foi bem comprida, e foi bastante interessante, sobre Ética em TI (diversas questões boas, mas é bom eu ficar mais quietinho na aula, o professor falou "sua opinião é bem interessante, mas é bom deixar os outros expressarem"), o prof é Barry Jay, que é o "principal" dessa matéria. Parece que ele já dá há um bom tempo essa lecture e então tá bem enriquecido, ele tem diversos exemplos como:
"Os EUA vender de forma ilegal para a Rússia um software de controle com um bug proposital que acarretou em uma explosão em um oleoduto é ético? " Os EUA não deveriam botar vírus, mas a Rússia também não deveria comprar "ilegalmente" o software. Entre outras coisas. Algo que ele citou que deve dar um bom caldo daqui a algum tempo é o "self-plagiarism", ficar "reciclando" coisas de um artigo para outro e publicar um novo paper em outro jornal como inédito sendo que é basicamente um "copiar-colar" de um estudo/artigo anterior do próprio autor. Ele citou bem propriamente que aqui na Uni existe um sistema que quando a gente entrega o trabalho em forma eletrônica através do site do Blackboard (tipo o Moodle) ele avalia o nível de similaridade com os outros trabalhos submetidos e com uma base de papers, livros e artigos, para entregar 'cheating'. Como ele diz, os recursos estão aí, e os papers vão continuar e mais dia menos dia alguém vai submeter para análise de similaridade...

Após a aula, eu, Daniel Ruperto, as amigas do Daniel Ruperto (Rarisha e Christina) e mais 4 chineses (sempre os chineses aos montes, podem ir acostumando) fomos jantar em um lugarzinho aqui perto. Foi bem engraçado.

From Dinner after ITRM


From Dinner after ITRM


From Dinner after ITRM


From Dinner after ITRM


From Dinner after ITRM


Ontem eu atendi um workshop sobre o uso do Endnote, já tenho usado há algum tempo, mas teve muita informação "procedural" de como fazer as coisas e vários dicas (tips & hints) para casos mais comuns.


Tou carregando o laptopo de 17" na mochila todo dia, já tou achando pesado demaissssss, eita exagero meu que foi esse de 17". Quando tava lá em BSB e ele ficava só em casa era ótimo, mas para carregar é demais, deve pesar uns 4 ou 5 kg com o adaptador de corrente (e ainda um mega adaptador de tomada que eu comprei no aeroporto para funcionar nas tomadas aqui ... depois comento das tomadas... parecem carinhas tristes e todas tem uma chave on/off junto)



A questão é que o laptop parou de reconhecer rede wireless (já tinha parado de reconhecer a Webcam) e eu fui fazer o system restore para voltar para o original (que é o Vista Premium) , mas se arrependimento matasse. O Vista não me deixava conectar nos drives e impressoras de rede aqui da UTS, que é tudo com SAMBA, e aí fui pesquisar e vi que a Microsoft "removeu" o suporte ao tipo de autenticação que o XP e o Samba usam, aí tinha um truque para voltar ao modo anterior e lá fui eu. E também foi baita difícil configurar a rede wireless aqui da Uni (temos aliás várias redes wireless, uma geral da Uni, que tem em todos os blocos e da TI, que tem nesse building aqui), mas usa uma série de autenticações, certificados, etc. Vai fácil no XP, mas no Vista foi um transtorno. Fiquei uma manhã por conta de ajeitar essas coisas. A Microsoft fez um SO muito incompatível com o SAMBA, e pelo que eu sei TODO lugar que se preza (academico, profissional) usa o SAMBA e não servidor Windows Server. Onde já se viu usar Win para servidor? Acabei conseguindo configurar, mas minha webcam nada de voltar. Deixei meio de lado, não faz essa falta toda, mas tou super tentando a voltar para XP 32 bit (eu estava com o XP x64 e é bem enjoado com drivers e etc), mas a princípio tá tudo funcional, impressoras, redes...

Esse final de semana vai ter uma festival brasileiro em Darling Harbour, o Renato Longo falou novamente sobre ele (eu tinha pegado um flyer no consulado brasileiro). Vou ver se vou, domingo 11 hs da manhã. Deve ser legal.


View Larger Map

1 comment:

TatiLie said...

Ai, Ai, por que ninguém me ouve? Laptop tem que ser pe-que-no.